Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011

Porque me vão perguntando, aqui vai o desabafo:


Este blogue não acabou. Espero. Está apenas em pausa por desilusão. Desilusão com promessas não cumpridas, desilusão com a falta de vista, ambição, com o comodismo das nossas editoras.
Este blogue quis (quer) ser livro. Vocês, alguns, modéstia aparte, muitos dos que me lêem, foram-me perguntando ao longo do tempo porque não editava um "best of" em livro. Decidi tentar fazê-lo.


Perante respostas como
"para vender 3 mil exemplares nem vale a pena o trabalho, menos de 10 mil não compensa..."
ou
"nós só editamos livros de pessoas conhecidas" (verídico! não importa o quê, só se é "famoso/a", da TV ou assim...nem precisa de o escrever, basta aceitar dar o nome),
... percebi (tarde, mas percebi) que neste país não importa o quê, o conteúdo é irrelevante. Contam apenas os nomes, ou se tem ou não se tem. Eu não tenho. E nunca terei porque não jogo o jogo "deles", não meto nem aceito cunhas ou favores, não pago para ser editado, não entro para a maçonaria, nem para a opus dei, nem me vou filiar em partidos políticos, não tenho padrinhos, não pareço na TV.


Para este desabafo ser sincero, devo deixar a falsa modéstia de lado e dizer que não conseguir ser editado num país que funciona desta forma e onde, como consequência, 99% do que se edita é lixo (para não usar a palavra merda como me apetece) acaba por ser um elogio. Mas um "elogio" que não deixa de desmoralizar.


Talvez um dia apareça uma editora que pense para além do lado meramente comercial. Eu já desisti de a procurar.
Que as "arcebispadas" vão voltar, fica a promessa. Não sei se diariamente, porque "isto" tem que ser antes de mais um prazer meu e neste momento não é.
O facto de darem pela "minha" ausência, isso sim, motiva-me a voltar.
Obrigado.

 


publicado por joao moreira de sá às 11:30
linque do post | Ir ao Confessionário | favorito
12 comentários:
De Jorge a 22 de Fevereiro de 2011 às 12:39
Não basta escrever. Tem de se ir, por exemplo, a Nova Iorque e fazer um programinha cultural. Then you get it.


De Liliana Pêgo a 22 de Fevereiro de 2011 às 14:18
Eu já tinha dado pela falta mas como estive alguns dias longe disto pensei que estivesses de férias...
Inacreditávelmente o nosso país não dá valor ao que é feito por cá.
Tanta merda que aí anda a lançar livros...
E já te tinha dito uma vez que eu era uma das que ía comprar!...


De Luis Correia a 22 de Fevereiro de 2011 às 14:22
Podes sempre publicar isso 'toi meme' na Amazon, usando o formato digital.

Quando venderes um número consideravel de cópias, pode ser que dê para imprimir.

Abraços e boa sorte.


De João Caixinha a 22 de Fevereiro de 2011 às 15:17
Tenho visto por aí algumas situações em que as editoras estrangeiras, nomeadamente espanholas por estarem perto de nós, apoiam melhor os jovens escritores mesmo sendo estrangeiros em relação às portuguesas, é uma situação deplorável, mas uma realidade.


De tresgues a 22 de Fevereiro de 2011 às 15:42
O problema é esse mesmo. É que nós até sabemos ou desconfiamos como tudo funciona na nossa "esperta" sociedade mas ainda pensamos que pode não ser bem assim. Quando caímos na real é um caso sério... para aquele que até é sério. É assim e mais nada.
PS1: Diz que devemos procurar sempre por um aspecto positivo. Eu posso dar o meu humilde contributo, porque estou de fora: ainda bem que há gente assim nesta triste terra, tão bonita... mas com gente tão feia.
PS2: Era muito bom que continuasse o trabalho. Quando lhe voltar a apetecer!


De Ricardo Machado a 22 de Fevereiro de 2011 às 16:39
Olá,
publique aqui https://kdp.amazon.com/self-publishing/

Siga o exemplo deste senhor (veja o livro mais recente) http://www.sethgodin.com/sg/
e eu compro via kindle :)

O negócio dos livros, tal como o da música, vai mudar. Os feudos editoriais vão, um a um, ser derrubados.
A distribuição digital está apenas a ser atrasada pela barreira da língua, mas é apenas uma questão de tempo.

Cumprimentos!

PS. caso precise de um designer para a capa, posso indicar uma pessoa!


De joao moreira de sá a 22 de Fevereiro de 2011 às 17:33
Obrigado pelos vossos comentários.
Eu até já criei uma editora:
http://www.facebook.com/pages/Edi%C3%A7%C3%B5es-Liberdade/178864392143887
e já reeditei o meu primeiro livro pela www.bubok.pt
Podia fazê-lo e posso vir a fazê-lo no futuro com este blogue, com a vantagem de que o custo do livro ou e-book é mais baixo e eu até ganharia mais por exemplar vendido, mas isto tornou-se uma questão de luta contra uma mentalidade retrógrada e mercantilista que quero "picar" um bocado mais.
Não tenho pressa em editar nem faço disso ponto de honra. Não quero sequer ganhar dinheiro com um eventual livro. Quero, sim, aproveitar a minha condição independente para poder dizer as verdades que os autores "comprometidos", os de dentro do "sistema" não dizem.


De Sandra Brito a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:49
Sem dúvida tudo o que diz é a mais Pura das verdades. Pena andarmos à tanto tempo a tapar a merda que vem desses Srs que se dizem nossos governantes, com a peneira! Porque da mesma forma que essa peneira deixa passar o Sol, também deixa passar a merda... vem é mais tarde, porque demora mais a passar por entre os buracos e depois a culpa é sempre do que lá esteve antes.
Continua a escrever, que mais não seja alívia a tua alma e traz bons momentos a quem lê.
Cmp
SB


De Netwalker a 24 de Fevereiro de 2011 às 01:04
É bom desabafar...

Desisti da blogosfera faz 3 anos e ressuscito apenas para te dizer que deves continuar a "arcebispar"!

Netwalker


De Ricardo a 25 de Fevereiro de 2011 às 09:16
O Arcebisbo faz falta!

Uma arcebispada por dia dá saúde e alegria!

Abraço!


Comentar post

Outras escritas

Quem???

Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 44 anos (embora um teste da Sábado diga que na realidade tenho 47... já estive mais longe, tenho que repetir o teste). Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever, o que já vai demorando um bocado...
jmoreiradesa@gmail.com

pesquisar neste belogue

 

Arquivos da Cantuária

tágues

todas as tags

subscrever feeds

Porque nem só de trocadilhos vive um Arcebispo:

Manjares do Arcebispo" (2ª edição disponível em paperback 11.35€ e e-book download 2,50€)



COMPRAR ONLINE: BUBOK





MAIS INFORMÇÃO